sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rede social permite enviar ordens de compra e venda à Bovespa‎


A rede social Investmania, voltada para a comunidade de investidores do mercado de ações, estreou um recurso que permite emitir ordens de compra e venda de papéis negociados na Bovespa que funciona integrado à plataforma social.


Com 35 mil usuários, a rede reúne investidores individuais e representantes de clubes de investimento que trocam informações sobre o mercado financeiro com analistas e profissionais do mercado no ambiente do Investmania.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sistema detecta enchentes e emite alerta para celular

Um sistema que detecta enchentes e o nível de poluição de rios e córregos, e ainda pode avisar a população, via telefone celular (SMS), sobre os eventuais riscos vem sendo testado em São Carlos, no interior de São Paulo. O e-NOE, que funciona por meio de uma rede de sensores sem fio, foi desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, pelo professor Jó Ueyama. Desde maio, o equipamento vem sendo testado em dois pontos de um córrego da cidade.

O protótipo do equipamento desenvolvido por Ueyama é menor do que uma caixa de fósforos, e custou cerca de R$ 400,00. O equipamento é composto por dois sensores analógicos, cada um com uma função específica — o primeiro mede a pressão do rio, enquanto que o segundo sensor mede a poluição da água. Um alerta é gerado para notificar quando o nível do córrego (ou da poluição) atinge níveis que necessitam de uma notificação.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Brasileiros criam app para interação com TV

Gostou do vestido da mocinha da novela, mas não sabe onde encontrá-lo? A informação poderá vir de um aplicativo para tablet ou smartphone, o KlugTv, que oferece conteúdo complementar ao da programação da TV. Criado por três brasileiros, o serviço contempla os conteúdos da emissora, como novelas ou telejornais, e toda a sua grade comercial.

A primeira emissora a utilizar a plataforma será o SBT. A partir de 15 de julho, os usuários de tablets (iOS e Android) poderão baixar o aplicativo gratuitamente e acompanhar, através de uma segunda tela, o que está sendo exibido na emissora de Silvio Santos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sony confirma Google TV no Brasil

A Sony Brasil anuncia hoje que seu modelo de Google TV já tem data para chegar ao Brasil. Até o final deste ano, o consumidor poderá encontrar o Internet Player Sony (NSZ-GS7) nas principais lojas brasileiras ou no site www.sony.com.br/store. Este dispositivo permite ao usuário acessar uma ilimitada quantidade de conteúdos e informações da internet por meio de seu televisor.


Brasil e México serão os primeiros países latino-americanos a receber o Google TV. Além deles, o produto também chegará aos mercados do Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha e Holanda ainda em 2012. A Sony – pioneira no conceito de convergência entre TV e internet - é a primeira a lançar produtos powered by Google TV em caráter mundial.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A postura antidemocrática das empresas nas mídias sociais


É uma verdade incontestável que as mídias sociais são hoje a maior ponte entre consumidores e empresas. Nenhum outro veículo permitiu antes tamanha interatividade, transparência e igualdade de expressão - o que inclusive tornou o chamado “E-CRM” uma ferramenta ainda mais crucial para o marketing das empresas.

Sendo assim, um usuário do Twitter ou Facebook, por exemplo, ao utilizar estas mídias não deseja apenas encontrar uma empresa nas redes sociais. Além disso, ao estabelecer um contato, deseja "conversar" com ela,  e (principalmente) ser atendido nos seus anseios. Qualquer que seja seu comentário (elogio, sugestãoou crítica), portanto, pode se mostrar uma valorosa - senão crucial- oportunidade para a empresa fidelizar e encantar seu consumidor a partirdo momento em que ela o responde.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Facebook agora permite a edição de comentários

Uma nova funcionalidade foi incorporada ao Facebook durante a noite e já está disponível para a maioria dos usuários. Agora, é possível editar os comentários já publicados na rede social. Além disso, a rede social também exibe uma espécie de histórico de edições, que registra as modificações realizadas.

Para acessar a ferramenta, basta publicar um comentário e, em seguida, passar o mouse na caixa. Um botão em forma de lápis irá aparecer no qual será possível ler as opções “Editar ou excluir”. Basta então clicar em “Editar” para fazer as alterações necessárias.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Facebook começa a implementar seu botão de ‘curtir’ em apps Mobile

O Facebook anunciou, nessa quarta-feira (20), que começará a implementar o botão “curtir” em apps mobile. De acordo com a rede social, a novidade permitirá que os usuários compartilhem com seus amigos conteúdos que tenham curtido, mesmo estando em aplicativos de terceiros.

A novidade, denominada “Like Action", permitirá o desenvolvimento e customização dos botões que serão adicionados às aplicações, facilitando que o usuário compartilhe o conteúdo com seus amigos. De acordo com o Facebook, os usuários poderão, por exemplo, curtir imagens dos amigos de dentro do próprio Instagram ou um check-in feito no Foursquare.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mídias sociais: um "megafone" para a revolução verde

Mais do que um instrumento para conectar amigos, profissionais ou, como sugerem os críticos, práticar o narcisismo, as redes sociais têm o poder de transformar o mundo. Ao conectar, a milésimos de segundo, num só clique, bilhões de pessoas de vários cantos do planeta, plataformas como Twitter e Facebook derrubam fronteiras e amplificam as vozes daqueles que clamam por justiça social e por um planeta mais sustentável.

Em casos de desastres climáticos essas mídias vão além e ajudam a reconectar pessoas. Quando o tsunami atingiu o Japão em março de 2011, populações inteiras ficaram offline, impossibilitadas de se informar sobre o paradeiro de alguém querido. No entanto, mais de 4,5 milhões de mensagens de várias partes do mundo correram o Facebook repercutindo a tragédia e mandando atualizações que, com o tempo, ajudaram a localizar pessoas no país.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Facebook compra empresa de reconhecimento facial

A empresa Face.com, responsável por desenvolver tecnologias de reconhecimento facial, confirmou nessa segunda-feira (18), que fechou o acordo de compra pelo Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg teria pago um valor avaliado entre US$ 80 a US$ 100 milhões.


Com a compra, o Facebook se resguarda dessa tecnologia para reconhecimento de contatos em fotos tiradas com câmeras digitais. O Face.com desenvolveu um aplicativo chamado Klik que tem aplicativo para câmera do Iphone e automaticamente oferece sugestões de amigos para serem marcados na rede social, com direito a informação sobre o percentual de probabilidade de ser aquela pessoa.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Facebook começa a testar botão de 'call'



Em julho do ano passado o Facebook anunciou uma parceria com o Skype para fornecer a funcionalidade de chamadas em vídeo por meio do site, usando um plugin similar ao do que o Google faz no seu bate-papo no Gmail. Essa semana o Facebook começou a testar uma forma mais direta de ativar o vídeo chamada: por meio de um botão "call" no perfil dos seus usuários. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Internet supera jornais e já é segunda mídia no Brasil

De acordo com o estudo "Indicadores de Mercado", elaborado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), a Internet superou os jornais e já é a segunda mídia no Brasil (atrás apenas da TV aberta), alcançando 12% do total.

Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2012 e mostram que a Internet faturou mais de 840 milhões de reais, sendo 512 milhões em search (sites de busca) e 330 milhões em display (banners em site). Em 2011, esses números foram, respectivamente, de 1,88 bilhão de reais e 1,45 bilhão.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Facebook começa a testar nova ferramenta ‘share music’

O Facebook começou a testar uma nova opção de compartilhamento de músicas em sua timeline. Chamada de “share music” (Compartilhar Música, em tradução literal), este recurso por enquanto está disponível apenas para um grupo seleto de pessoas, as quais foram convidadas para realizar os testes.

A novidade consiste em adicionar um botão junto das interações que podem ser feitas na linha do tempo, como adicionar fotos, frases, vídeos ou enquetes. O que também elimina a necessidade de utilizar programas específicos ou links externos para compartilhar faixas musicais.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

E-commerce via redes sociais ganha força no Brasil

Comprar sem sair de casa. A prática não é novidade, mas ganhou um aditivo: as redes sociais. A partir da página pessoal no Facebook, por exemplo, já é possível adquirir produtos sem mesmo ter de acessar o site da loja. É o social commerce ganhando força e, ao que tudo indica, a tendência chega para ficar. Um prato cheio para ávidos consumidores digitais.

O estudo Observador 2012, realizado pela Cetelem, empresa do grupo francês BNP Paribas, conglomerado financeiro, indica que 53% dos 1,5 mil consumidores brasileiros entrevistados querem comprar produtos por meio da página pessoal de rede social favorita sem ter de ir à loja.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Marketing e relacionam​ento nas mídias sociais


Ninguém mais discute se as mídias sociais alteraram ou não a maneira de nos comunicarmos. A mudança é irreversível: pessoas, empresas e até mesmo a própria imprensa estão no Facebook, Twitter, Instagram e afins para expressar o que quer que seja: opiniões, produtos, reinvidicações.  E é neste ambiente - em que os usuários estão ávidos por novidades e prontos para absorver o que lhes for apresentado - que as empresas precisam se posicionar, de forma transparente e inteligente, para agregar valor a seus produtos perante seus clientes tanto efetivos como em potencial.

Como colocar um negócio em evidência?  Como se "redescobrir" para alcançar os consumidores certos, na hora certa, com a linguagem certa? Certamente estas são questões cruciais para o empresário que quer aparecer na internet, principalmente em tempos em que, mais do que nunca, é preciso aparecer para crescer.

O primeiro passo para um uso eficiente das mídias sociais é compreender que o ambiente das comunicações digitais difere das formas tradicionais de comunicação. As mensagens neste ambiente se multiplicam com intensidade e os usuários não precisam ser "celebridades" para influenciar uns aos outros. Portanto, aqui, não se deve desconsiderar um seguidor sequer, e a comunicação constante com os clientes se mostra não apenas um diferencial, mas uma necessidade.

O segundo ponto importante é saber que alcançar seus consumidores no Facebook e Twitter, por exemplo, pode até parecer simples num primeiro instante, mas a grande dificuldade que se impõe para uma empresa é mantê-los atentos aos seus produtos ou serviços, e isso pede não apenas muita criatividade nas ações, como também conteúdo de qualidade e interatividade com transparência.

Em terceiro lugar, é fundamental mensurar os resultados obtidos com as divulgações e interações feitas nas mídias sociais, para então se avaliar as próximas ações. A análise destes dados é importante para o futuro da empresa porque lhe permitirá identificar e quantificar preferências e impressões de uma amostragem de consumidores, de maneira a obter o correto diagnóstico de sua imagem e de seus produtos. É importante frisar que todo esse tempo de resposta nas redes digitais é muito mais urgente do que em qualquer outra mídia, pois, utilizadas também como SAC online, as mídias sociais mantém as portas da empresa abertas 24 horas por dia.

Em resumo, muito além de marketing, estudar a "voz" de seus consumidores transforma a ferramenta digital em um verdadeiro canal de relacionamento, o que pode ser bastante positivo se aproveitado corretamente.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil

Diante de um cenário que combina uma quantidade crescente de companhias oferecendo produtos e serviços com um universo gigantesco de usuários, veicular publicidade no site entrou nos planos de diversas empresas. Com um público extremamente diversificado no Facebook, as campanhas publicitárias nessa rede podem alcançar grandes audiências. Confiram 5 ótimas campanhas que não foram vistas no Brasil:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Facebook lança programa para pequenas e médias empresas

O Facebook lançou no Brasil o programa Rota de Sucesso, voltado para pequenas e médias empresas. O programa auxilia o empreendedor a divulgar sua empresa na rede social, por meio da criação de uma página no Facebook.

Para participar é preciso preencher um formulário com dados da empresa e, após o cadastro, o empreendedor terá suporte telefônico durante um mês de especialistas do Facebook para ajudar na criação da página da empresa.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Interação é mais importante que promoção na web

Interação e bom atendimento ao cliente são mais importantes para a decisão de compra na internet do que promoções na rede. Segundo a terceira edição da pesquisa “Empresas e consumidores nas mídias sociais”, enquanto as promoções incentivam cerca de 30% das compras de produtos e serviços, mais de 40% apontam como estímulo as ações de comunicação e relacionamento.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Facebook lança nova ferramenta para agendar posts em páginas


O Facebook ganhou duas novas funcionalidades para administradores de páginas. Os novos recursos permitem que um post seja agendado para ser publicado num horário específico, algo que antes era feito somente por meio de ferramentas de terceiros. Outra novidade é o gerenciamento de permissões: agora é possível configurar quais ações cada administrador pode realizar na página.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

6 deslizes que sua empresa deve evitar nas redes sociais


A euforia pela atenção de milhões de pessoas em redes sociais tem feito a maioria das empresas aprender na prática o que devem ou não fazer. Um bom exemplo foi o deslize da rede de restaurantes americana KFC. Na ânsia de divulgar a marca o tempo todo, os responsáveis pela rede social da empresa publicaram, em meio a um alerta de tsunami, uma mensagem no Facebook incentivando as pessoas a correr para casa e "pedir um balde do frango” da marca.

Em uma pequena empresa, o estrago pode ser ainda maior e o empreendedor corre o risco dos clientes futuros só encontrarem informações ruins da empresa na internet. Veja a seguir quais erros sua empresa não pode cometer quando usa as redes sociais para se promover.