quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A tempestade e o Twitter


Enquanto o furacão Sandy castigava a Costa Leste dos EUA, afetando a rede elétrica e as conexões de internet, milhões de moradores recorreram ao Twitter, em parte para se informar, em parte para pedir socorro. Mas a rede social também se tornou terreno fértil para trotes que disseminavam boatos ou fotos manipuladas, como a que mostrava a bolsa de Nova York inundada.

A bolsa desmentiu o fato, mas só depois de o tuíte ser replicado incontáveis vezes, chegando até a ser noticiado pela CNN, num episódio que mostra como o serviço de microblogs se tornou um meio essencial nas grandes coberturas da mídia, ainda que altamente falível.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Você é amigo do seu chefe no Facebook?



Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança AVG com jovens entre 18 e 25 anos de 11 países pelo mundo revelou que 25% destes profissionais adiciona o chefe no Facebook.

Uma pena que o Brasil não participou deste estudo, então por isso já faço a pergunta: quem aí é amigo do chefe no Facebook? Enquanto aguardamos as respostas, apresento mais alguns dados do levantamento da AVG.

A pesquisa mostrou que 60% dos usuários do Facebook pelo mundo a fora não só é amigo do chefe como também não restringe nenhum conteúdo. Os usuários que menos se importam em esconder o que postam na rede são os japoneses (73%), em seguida estão os tchecos (70%).

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma boa chance para conquistar fãs


Com a proliferação de notícias (reais e fakes) sobre os cuidados com a privacidade nas redes sociais, muitas pessoas estão deixando de postar suas opiniões com medo de “teorias conspiratórias” relativas ao Facebook.

Infelizmente, não há muito equilíbrio na rede de Zuckerberg. Ou se posta sobre cada detalhe íntimo ou o silêncio impera devido ao medo do desconhecido. São poucos os que procuram averiguar o que realmente é verdade.

Na verdade, tudo é mais simples do que se imagina. O controle de cada usuário em relação aos seus posts está em suas próprias mãos. É só acessar a parte de configurações de privacidade e tornar sua timeline personalizada (esta é minha dica particular). Preocupar-se é sinal de sensatez, mas há limites para isso.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sua privacidade na internet tem um preço



Você já deve ter se perguntando algumas vezes: “Mas como que empresas como Google, Facebook, Twitter, entre outras, ganham dinheiro se a maioria dos seus serviços são gratuitos?” Pois bem, a maior fonte de renda deles é você!

Isso mesmo, praticamente tudo que você faz na internet, assim como os serviços e ferramentas que você utiliza tem um preço. Ou você pensou que eles eram simplesmente nossos? Todas as empresas que nos proporcionam estes serviços precisam de uma fonte de renda para manter esse ambiente “livre e gratuito”.

A forma mais comum dessas empresas ganharem dinheiro é por meio da venda de anúncios. E antes que você se pergunte, os anúncios vendidos são baseados em você, ou seja, na sua privacidade. Ou você acha que era coincidência aquelas publicidades que aparecem quando você acessa o Gmail mostrando justamente produtos que você pesquisou recentemente, ou em conversas de e-mail?

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Evolução tecnológica, das mídias e dos consumidores


Cada vez mais, tecnologia e mídias sociais mostram que são divisores de água, seja onde for.Vemos empresas falindo por não acompanharem a tecnologia, empresas passando por crises por não saberem gerenciar suas mídias (Visou, Via Parque Shopping), e a ditadura da empresa impondo produtos aos consumidores em estado terminal.

O jogo de prospecção de clientes e consumidores ganha cada dia uma nova fase. Gameficação é cada dia mais explorado pelas empresas, justamente pelo alto índice de engajamento. Advergames são realidade e com certeza as grandes marcas estão ou investindo em aplicativos e jogos patrocinados, ou anunciando em outros, como Fifa. E se você acha que isso é modinha, Gabe Zichermann, que é uma das referências sobre o assunto, disse que até 2015, 70% das aplicações das 2.000 maiores empresas do mundo serão gamificadas .

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mídia e o poder da independência



Ao tomarmos ciência de nós mesmo, lá na adolescência, no engatinhar de nossa formação de personalidade e intensa contestação da realidade, passamos por um processo de questionamento de nossa dependência. Depender financeiramente dos pais, emocionalmente de uma pessoa, passa a ser uma avaliação muito mais importante para nossa evolução.

Ao mesmo tempo que a grande viagem “in”acontece nos deparamos com um mundo “out”, totalmente interativo, web conectado, com “zilhões” de amigos não presenciais e uma infinita facilidade de fontes de informações duvidosas e acessíveis.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Por que a sua empresa deve ter um perfil no LinkedIn?


O LinkedIn é considerado hoje a maior rede social profissional do mundo, sendo utilizada por executivos e empresas com o objetivo de aumentar seu networking e conquistar novos clientes.

Hoje em dia ter um perfil corporativo nesta mídia social aumenta a visibilidade da marca entre os diversos públicos. Por isso, se sua empresa for grande ou pequena é preciso aproveitar mais este espaço dando maior visibilidade aos produtos e serviços.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A importância da curadoria de conteúdo nas Mídias Sociais


Na internet a curadoria de conteúdo é fundamental em uma campanha de Mídias Sociais. Ela é extremamente importante para o processo de gerar a identidade da empresa. Porém administrá-la é algo bem complexo que necessita de certos cuidados.

Saber administrar o volume de informações do dia-a-dia, selecionar os que mais se identificam com a empresa e quais constrói uma estratégia de posicionamento nas Mídias Sociais através da Curadoria de Conteúdo é o segredo do profissional responsável por gerar este conteúdo.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Publicação promovida ou notícia patrocinada? Qual é o melhor formato do Facebook?

Não faz muito tempo que o Facebook liberou as “publicações promovidas” para todas as fan pages e nos últimos dias eles começaram a liberar, apenas nos EUA por enquanto,  as publicações promovidas em perfis pessoais.

Este novo formato chamou bastante atenção pelo seu poder de criar interações e relacionamento entre marcas e pessoas. Definitivamente um ótimo formato para melhorar o engajamento com os seus fãs.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O perigo da exposição nas mídias sociais



Que a internet facilitou enormemente o dia a dia de todas as pessoas do planeta ninguém questiona. Com alguns cliques é possível encontrar o telefone e endereço de qualquer empresa, comprar, enviar mensagens e documentos, assistir filmes, falar com parentes e amigos distantes, e uma infinidade de outras coisas.

Com o surgimento das mídias sociais especificamente, essa facilidade aumentou. Amigos e familiares estão disponíveis praticamente 24 horas por dia e sabemos diariamente como estão, onde e com quem. E basta escrever no mural, usar um hastag ou marcar alguém ou alguma empresa em uma publicação para ter atenção exclusiva. Tanta exposição capaz de aproximar pessoas requer, entretanto, um cuidado extra para evitar uma invasão ou ameaça.

Os aplicativos com geolocalização ou como o Foursquare, por exemplo, são capazes de informar seus passos à sua rede de amigos, fotos e opiniões sobre determinados lugares. Muitos usuários temem que este aplicativo sirva como radar para criminosos, facilitando sequestros ou roubos, e ficam receosos de usar a ferramenta.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Brasil é o 60º país mais conectado no mundo



Um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT) aponta alguns dados reveladores sobre o Brasil. As operadoras de telefonia brasileiras estão na quarta posição entre as que mais faturam no mundo. Mas o pais fica em 60º lugar no nível de desenvolvimento dos serviços de telefonia e acesso à internet. Os brasileiros também estão entre os povos que comprometem maior percentual da renda com celular, 7,3%. O país fica em 44º lugar nesse quesito. A boa notícia é que o Brasil é, também, um dos países que mais melhoram nessa área e um dos que mais investem.

O estudo anual da UIT (uma agência da ONU), chamado “Medindo a Sociedade da Informação”, avalia o acesso à internet e a telefonia celular e fixa em 155 países. A edição deste ano é baseada em dados de 2011. Considerando 11 indicadores diferentes, a ITU calcula o ICT Development Index ou IDI (ICT é a sigla de “tecnologia de informação e comunicação” em inglês). Esse índice mede o nível de desenvolvimento desses serviços em cada país.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Estratégias de captação de doadores de sangue incluem Redes Sociais


Os desafios enfrentados para manter os estoques de bolsas de sangue Brasil serão discutidos durante o 1º Simpósio Estadual de Captação de Doadores de Sangue, que será promovido na terça-feira, dia 16 de outubro, pelo Hemocentro de Ribeirão Preto (HRP), uma das maiores redes de Hemoterapia do país, responsável pelo abastecimento de 110 hospitais que atendem 200 cidades próximas.

De acordo Marina Pereira Braga, uma das coordenadoras do Simpósio, a ideia é discutir mecanismos que contribuam para conscientizar as diferentes faixas etárias da população quanto à importância da doação e, sobretudo, que o ato seja feito regularmente.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que o Facebook representa para a sociedade?


O Facebook atingiu um patamar colossal ao se tornar uma rede que reúne 1 bilhão de internautas no mundo. Isso significa que uma a cada sete pessoas do planeta possui conta no site, ou seja, um sétimo da população da Terra pode ser considerado cliente de Mark Zuckerberg. É um tremendo status para um serviço que começou há menos de dez anos, afinal, o Facebook conseguiu reunir gostos, hábitos e preferências de toda essa multidão.

"O número é realmente impressionante", declara Liráucio Girardi Jr., doutor em sociologia e professor na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O acadêmico considera o fato "um belo casamento entre engenharia da computação e engenharia social".

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Marco Civil da Internet: o que muda na sua vida


O Brasil discute há três anos o projeto do Marco Civil da Internet, considerado hoje um texto pioneiro no mundo ao estabelecer regras, direitos e deveres no ambiente virtual brasileiro. O texto do projeto de lei, finalizado após a realização de audiências públicas em todo o Brasil e depois de receber sugestões de todo tipo em plataformas como o Twitter e portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, está prestes a ser votado no Congresso.

O texto é considerado uma "Constituição da internet", já que estabelece regras e conceitos básicos da internet, aonde se apoiarão projetos e leis futuras sobre o mundo digital. O projeto estabelece que a liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos usuários, o estabelecimento da neutralidade da rede são princípios básicos das internet, e estabelece quem são os atores e quais responsabilidades de cada um no ambiente online.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

YouTube, uma rede social com publicidade para todos os gostos


Hoje é muito simples produzir um vídeo. O YouTube é uma das plataformas mais completas e práticas de acessar e trabalhar com conteúdo, porém vale ressaltar que para as empresas que desejam obter sucesso no canal e impactar seu público é necessário investir na produção de um bom vídeo e em um modelo de publicidade adequado a sua campanha para que a mesma tenha resultados significativos.

Para empresas que buscam um novo modelo de investimento digital o Youtube é perfeito, pois é um canal que possui uma boa base de usuários conectados e participando ativamente nas conexões, além disso oferece uma variedade de publicidade disponível para atender a necessidade de qualquer cliente, desde os de pequeno porte aos gigantes.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Redes Sociais: Essenciais para empresas


Com a disseminação do uso da internet, nenhuma empresa mais pode se dar ao luxo de não estar presente no meio digital. Ter uma página ou comunidade virtual aumenta não só a visibilidade de marca, como também a interatividade entre público e empresa. “Se a companhia não tem site, como vou fazer parceria de negócios, entrar em contato?”, indaga André Artacho, diretor-geral de mídias sociais da agência de publicidade Euro RSCG Social. Artacho vai além: no novo mundo que se abriu com a internet, ficar de fora causa até mesmo estranheza.

“Quando as pessoas buscam e não acham, ficam com uma grande frustração, ou então podem desconfiar da credibilidade da empresa por ela não estar lá”, comenta ele, que participou do comitê de Business in Growth (BIG) da Amcham-São Paulo, realizado recentemente. A dica de Artacho para os empreendedores é que estejam nos mais diversos canais virtuais. “Hoje os clientes estão presentes no e-mail, e-commerce e nas redes sociais. Onde quer que o público procure uma empresa, tem que achá-la”, ressalta o executivo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pinterest garante seu espaço entre as mídias sociais



Que o Facebook continua sendo líder das mídias sociais mais acessadas no Brasil, todo mundo já sabe, mas tem um dado muito interessante, apresentado pela Experian Hitwise, ferramenta de inteligência da Serasa Experian, que aponta o Pinterest como sendo o destaque entre as mídias sociais de nicho. Uma das justificativas para este avanço é que mesmo sendo uma rede baseada em imagem, não concorre diretamente com o Facebook.

Segundo outra pesquisa, realizada pela empresa Evidon, o Pinterest é a mídia social que mais cresceu, entre os meses de fevereiro e julho de 2012. Houve um aumento de 673% de tráfego pelo botão Pin, contra 34% do botão curtir do Facebook.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ninguém está acima da lei, nem o Google


Deu no Washington Post. Deu no Wall Street Journal. E deu na BBC. A notícia sobre a prisão do diretor-geral do Google no Brasil, Fabio José Silva Coelho, colocou o país na lista dos inimigos da liberdade de expressão.

Tudo porque, apesar das determinações judiciais, um vídeo considerado ofensivo a Alcides Bernal (PP), candidato a prefeito em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, continuava a ser acessado impunemente no YouTube, o site de compartilhamento de vídeos da gigante da internet. Os vídeos associavam o candidato à prática de aborto e à agressão doméstica.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dois em cada três internautas foram vítimas de cibercrimes, diz pesquisa

                               Computador | Crédito da foto: Getty
A pesquisa, realizada em 24 países, incluindo o Brasil, entrevistou mais de 13 mil usuários entre 18 e 64 anos.Quase a metade dos entrevistados também afirmou que foi vítima de alguma ameaça virtual, como malware, vírus, fraude ou roubo, em 2011.

Segundo o relatório, o custo do cibercrime é estimado em US$ 110 bilhões (R$ 220 bilhões) e atinge cerca de 556 milhões de pessoas todos os anos, número superior à população da União Europeia, ou quase três vezes a população do Brasil.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mídias Sociais: Não caia no conto de compra de fãs e seguidores

                                 Você compra seguidores para sua empresa?
O que tem de empresa ganhando dinheiro com a compra e venda de fãs e seguidores nas mídias sociais, principalmente agora em época de eleição, não está escrito. Nesta última semana vários veículos de comunicação noticiaram sobre esta prática, que pode causar sérios problemas legais aos candidatos.

Mas, e para as empresas? Além de não pegar nada bem para a imagem da companhia, contribui para um esquema fraudulento de roubo de senhas e outros dados dos usuários de internet, o phishing. Este termo originado do inglês, que quer dizer pesca, é caracterizado na legislação brasileira como crime de estelionato, enquadrado no famoso artigo 171 do Código Penal.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Instagram: uma ferramenta que pode inovar e trazer mais clientes à sua empresa

                 Marketing de fotografias no Instagram


 
Para quem não conhece, o Instagram é um aplicativo que atua como rede social para os amantes de fotografia. Por meio dele, você pode tirar fotos comuns e colocar filtros bem bacanas. Assim como pode “curtir” outras, que é a parte social da ferramenta.

Muitas empresas já utilizam o Instagram no exterior com bastante sucesso, ao mostrar o valor de seus produtos. É o caso da Tiffany & Co., que apresenta, com detalhes, como suas joias são fabricadas. Como há um simbolismo por trás da marca, a companhia aproveitou para criar campanhas sobre o amor, com galerias de cenas de casais reais e apaixonados. O que a Tiffany ganhou com isso? Engajamento, é claro.